1956 – Primeiro registro no Ministério da Agricultura
No ano de 1956, foi realizada a Primeira Festa do Pêssego de Pelotas. Durante a realização do evento, a Sociedade Agrícola e o Centro das Indústrias do município, conferiram prêmios aos participantes que se destacaram durante a mostra. Entre os premiados, na categoria de frutas frescas, o Senhor Germano Fischer Sobrinho foi agraciado com o primeiro lugar.
Os frutos de pêssego por ele produzidos eram oriundos de mudas de um pequeno viveiro próprio que abastecia o seu pomar e o de seus vizinhos. Dessa maneira, nascia ali, uma tradição que iria mais tarde, expandir-se e consolidar-se por mais de seis décadas. Anos mais tarde, Waldemar Fischer, filho de Germano, torna-se um grande empreendedor na atividade viveirista e de fruticultura na região de Pelotas. A comercialização de sua produção de pêssegos de mesa teve início do Mercado Público de Porto Alegre, havendo uma grande aceitação.
Apoiado pela Estação Experimental Cascata, Waldemar Fischer sentiu-se estimulado a produzir mudas de cultivares lançadas pela mesma. As mudas eram vendidas, bem como os frutos de seus pomares, para a região da capital gaúcha e da serra (incluindo a zona de Pinto Bandeira, no município de Bento Gonçalves). O trabalho tornou-se cada vez mais aceito, expandiu-se e ganhou reconhecimento tanto estadual quanto nacional.
1960 – Fundação da Associação Gaúcha de Produtores de Pêssego
Em 1960 foi fundada a Associação Gaúcha de Produtores de Pêssego, sendo Waldemar, um de seus fundadores, presidindo a entidade por mais de quinze anos. Para atender aos pedidos de produtores das mais diversas regiões, Fischer criou o Viveiro Quinta Marli, buscando sempre produzir e comercializar mudas de qualidade, acompanhando as recomendações técnicas e adequando-se às novidades apontadas pelas recentes pesquisas da época, em especial, as da Embrapa Clima Temperado.
1994 – Claudiomar Fischer assume a empresa após formar-se em agronomia na FAEM
Em 1994, Claudiomar Fischer – a terceira geração da família envolvida no negócio de mudas – conclui sua graduação em Agronomia na FAEM/UFPel. Com a aposentadoria de Waldemar, Claudiomar lidera, em 1999, a criação da Quinta Marli Mudas Ltda, buscando diversificar e qualificar ainda mais a produção de mudas.